Estágio curricular do curso de graduação em Engenharia Eletrônica

O estágio é uma atividade curricular de caráter individual, prático e pedagógico, deve ser necessariamente supervisionado e pode ser obrigatório (Estágio Supervisionado em Engenharia Eletrônica) ou optativo. A supervisão do estágio é feita na instituição proponente por um Supervisor Técnico, funcionário da instituição, e na universidade por um Orientador Pedagógico, docente do curso e pertencente ao quadro do DEL. O estágio pode ser realizado em instituições públicas ou privadas, desde que contemplem em suas atividades áreas de atuação do Engenheiro em Eletrônica e que proporcionem condições humanas e materiais adequadas para a atividade, além de executar a supervisão da atividade.

 

Obtenção de estágio

O Coordenador de Estágio ocupa-se em prover aos alunos inscritos em estágio, através de contato direto com as instituições, vagas para estagiários. No entanto, atualmente muitas instituições, sobretudo as porte médio ou grande, selecionam diretamente seus estagiários sem o intermédio das instituições de ensino, devendo o aluno se inscrever nos processos seletivos dessas instituições. A Coordenação de Estágio, portanto, recomenda ao aluno interessado em obter estágio o seguinte procedimento:

  • Solicitar inscrição em estágio curricular ao Coordenador de Estágio
  • Efetuar cadastro diretamente nos processos seletivos das instituições de seu interesse

 

Procedimentos para a atividade de estágio

Os procedimentos para a realização do estágio curricular do curso de Engenharia Eletrônica estão descritos na Instrução Normativa 03/2021/COLENE, que deve ser lida por todos os alunos inscritos em estágio ou interessado em realizá-lo. Resumo dos procedimentos:

  1. Solicitar a inscrição em estágio ao Coordenador de Estágio do curso
  2. Efetuar cadastro diretamente nas instituições com áreas de atuação de seu interesse
  3. Assinar Termo de Compromisso de Estágio com a instituição ao obter vaga para estágio (documento proposto pela instituição proponente ou obtido junto à Central de Estágios da UFS)
  4. Elaborar, em comum acordo e sob a orientação do Supervisor Técnico, o Plano de Atividades de Estágio, que deve ser entregue ao Coordenador de Estágio do curso
  5. O Coordenador de Estágio submete o Plano de Atividades de Estágio à Comissão de Estágio para apreciação e aprovação (o tempo de integralização do estágio se inicia após a submissão do Plano de Atividades de Estágio pelo aluno, desde que aprovado)
  6. O Coordenador de Estágio designa um Orientador Pedagógico para o aluno em estágio, uma vez que o Plano de Atividades de Estágio tenha sido aprovado
  7. O estagiário deve enviar semanalmente o Relatório de Atividades de Estágio para seu Orientador Pedagógico (semanas não reportadas não serão computadas na integralização da carga horária do estágio)
  8. Concluído o estágio (ou a carga horária requerida), o aluno entregará ao Orientador Pedagógico o Relatório Final de Estágio e uma declaração da instituição informando a carga horária cumprida
  9. O aluno apresentará a atividade realizada perante uma banca examinadora durante a Defesa de Estágio e, se aprovado, aproveitará a atividade de estágio realizada (no caso de estágio não obrigatório, o aluno deverá solicitar ao colegiado de curso o aproveitamento como Atividade Complementar)

 

Coordenador de estágio do curso de Engenharia Eletrônica

 Prof. Dr. Carlos Alberto Villacorta Cardoso (cvcardoso@academico.ufs.br)

 

Comissão de Estágio do curso de Engenharia Eletrônica

  • Prof. Dr. Carlos Alberto Villacorta Cardoso
  • Prof. Dr. Farshad Yazdani     
  • Prof. Dr. José Gilmar Nunes de Carvalho Filho
  • Prof. Dr. Luciano M. Barros
  • Prof. Dr. Marcos Vinícius Silva Alves
  • Prof. Dra. Raíssa Bezerra Rocha


No sentido de auxiliar o aluno, segue em anexo lista de sugestão de empresas nas quais o aluno pode se inscrever diretamente para solicitar vaga de estágio:

 

Lista de Empresas