Formulários

Justificativas de faltas:

 

Requerimentos ao colegiado:

Alguns requerimentos podem requerer a anexação do histórico atual do discente.

É importante fundamentar adequadamente suas justificavas, evitando justificativas pessoais.

(Sobre o requerimento da quebra do pré-requisito de componente curricular: quando o colegiado do curso estabelece os pré-requisitos dos componentes curriculares, ele considera a interdependência entre os conteúdos. Portanto, uma quebra de pré-requisito é algo muito improvável. Ao solicitar uma quebra de pré-requisito o/a discente deve apresentar uma justificativa relevante. Argumentos como "preciso adiantar o meu curso" ou "fui reprovado no pré-requisito, mas domino o seu conteúdo e posso cursar a disciplina" são justificativas irrelevantes.)

 

Atividades COMPLEMENTARES ou de EXTENSÃO:

No caso de duas solicitações distintas, uma de atividades complementares e outra de atividades de extensão, os discentes devem utilizar um formulário para cada tipo de atividade. No caso de solicitações de modalidades distintas de atividades complementares, basta um formulário, indicando-se as modalidades requeridas. Essas solicitações devem ser feitas de forma digital, enviando o pedido ao e-mail do DEL ou do coordenador de curso

É necessário anexar o histórico atualizado na solicitação, além de informações sobre as atividades. Caso os comprovantes não tenham informações como, por exemplo, carga horária realizada, descrição da atividade desempenhada, período de realização e outros detalhes, os discentes devem obtê-las e anexá-las, sob pena de terem a solicitação indeferida. Os detalhes requeridos são informados nas Instruções Normativas do curso e no Anexo VI da resolução do curso, disponíveis neste site (em Normas > Graduação em ...).

Atenção: deve-se anexar o histórico atualizado nas solicitações;

 

Solicitação de APROVEITAMENTO ou EQUIVALÊNCIA de disciplinas:

O aproveitamento ou a equivalência de disciplinas pode ser solicitado quando um discente ingressa no curso e quer aproveitar disciplinas do curso anterior. O procedimento denomina-se "aproveitamento" quando ambos os cursos são da própria UFS; e denomina-se equivalência quando o curso anterior é de outra instituição. Neste tópico, entretanto, os termos são quase sinônimos.

A solicitação de processo de aproveitamento ou equivalência é realizada mediante a abertura de um processo na reitoria. Há um período previsto para isso no calendário acadêmico que começa, em geral, durante o recesso acadêmico e termina nas primeiras semanas de aula, após o recesso.

Para garantir a celeridade do processo, o interessado deve listar as disciplinas do curso anterior que poderiam ser aproveitadas, indicando quais disciplinas no curso atual seriam suas equivalentes. No seguinte arquivo há uma lista que deve ser preenchida e anexada no processo:

Para auxiliar o interessado, os seguintes arquivos contêm a lista de disciplinas obrigatórias e optativas dos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica:

Além da lista de disciplina, os arquivos contêm o ementário do curso, ou seja, a lista de ementas das disciplinas. A análise da equivalência é feita utilizando o programa da disciplina, e não a ementa, entretanto, a ementa permite ao interessado avaliar mais rapidamente as prováveis equivalências. Para maiores detalhes, os programas das disciplinas estão disponíveis no SIGAA, através do menu Consulta > Componentes curriculares.

O aproveitamento das disciplinas é analisado pelo colegiado de curso. Para haver aproveitamento, as disciplinas devem ter, no mínimo, 75% de equivalência do programa de curso (conteúdo). É necessário, também, que a disciplina do curso anterior tenha carga horária igual ou superior à disciplina que se quer aproveitar no curso atual. Portanto, se a carga horária for inferior, a equivalência é negada sumariamente.

É importante ressaltar que só podem ser aproveitadas disciplinas que sejam equivalentes às disciplinas existentes no currículo do curso. Não é possível realizar aproveitamento de disciplinas “eletivas”, ou seja, não contidas no currículo.

 

 

 

 

 

 

Lista de disciplinas de Eng. Eletrônica

Lista de disciplinas de Eng. Elétrica

Modelo de lista de aproveitamento