PROEE

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PROEE) oferta um curso ministrado na modalidade de Mestrado Acadêmico, que é destinado à formação de docentes e pesquisadores, bem como ao aumento da proficiência profissional. O curso de Mestrado em Engenharia Elétrica (PROEE) foi criado em 2010, e na última avaliação trienal recebeu nota 3 da CAPES. Além disso, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica está vinculado ao Comitê de Pós- Graduação de Engenharias e Computação da UFS.

 

São objetivos gerais do PROEE a formação de pessoal qualificado para o exercício da pesquisa e do magistério superior, considerados indissociáveis no campo da engenharia elétrica, e o incentivo à pesquisa na área da engenharia elétrica, sob perspectiva multidisciplinar e interdisciplinar.

 

O corpo docente do PROEE atua em três linhas de pesquisa: Controle, Automação e Robótica; Comunicações e Processamento de Sinais;  e Sistemas Elétricos.

      

O curso é diurno e tem duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. Como condição para a integralização dos estudos necessários à obtenção do grau de Mestre, o discente deve integralizar pelo menos 24 créditos, sendo que pelo menos a metade do número mínimo de créditos exigidos deve ser integralizada através de disciplinas, das quais uma delas é obrigatória (Modelagem e Simulação), podendo o restante ser integralizado através das demais atividades. Além disso, são de caráter obrigatório as atividades de Proficiência em Língua Inglesa, Proposta de Dissertação e Defesa de Dissertação.

 

O público alvo do PROEE são os portadores de diploma de bacharelado nos seguintes cursos: Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Biomédica e Engenharia Aeronáutica, ou cursos equivalentes conforme referencias nacionais dos cursos de graduação em engenharia do Ministério da Educação, ou ainda para portadores de diploma em cursos tecnológicos em áreas afins à área de concentração do Mestrado em Engenharia Elétrica, desde que no histórico escolar do curso de graduação do candidato conste uma carga horária mínima de 750 horas em disciplinas das áreas de matemática e física. Também podem participar dos processos seletivos para alunos regulares os portadores de diploma de graduação em outras áreas, desde que tenham cursado na qualidade de aluno especial do PROEE, com aproveitamento, duas disciplinas, sendo uma delas a disciplina obrigatória do curso.

 

 

Para mais informações acesse a página do proee no sigaa: 

PROEE no SIGAA

 

Secretaria do PROEE:

Mayane Menezes Santos

E-mail: proee@academico.ufs.br ou proee.ufs@gmail.com

Telefone: 3194-6336