Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Engenharia Elétrica

O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC é uma atividade curricular obrigatória de síntese e integração de conhecimentos, que tem como objetivo propiciar ao aluno formação no que se refere à apresentação oral de ideias e redação de textos técnico-científicos de forma clara, concisa e objetiva.

O tema do TCC deverá envolver métodos e técnicas da Engenharia Elétrica, representando aplicação dos conhecimentos adquiridos pelo aluno durante o curso, enfatizando os aspectos de síntese e de multidisciplinaridade.

Inscrições em TCC I ou TCC II

Devem ser feitas junto à Secretaria do DEL durante as primeiras duas semanas de todo período letivo através de formulário específico.

Etapas para Realização de TCC

As diversas etapas e obrigações referentes a TCC I e TCC II estão descritas na Instrução Normativa 01/2023/COLENEL, que deve ser lida por todos os alunos.

Sumariamente, o curso de Engenharia Elétrica prevê a realização do TCC em duas etapas, denominadas TCC I e TCC II:

No TCC I, o aluno deve:

• Elaborar e defender uma proposta de projeto de TCC, a ser desenvolvido em TCC II, que defina claramente o escopo do trabalho, uma metodologia de desenvolvimento e um cronograma a ser executado em TCC II, permitindo avaliar a pertinência da proposição, sua importância para a Engenharia Elétrica e sua exequibilidade no prazo e com os recursos disponíveis;
  • Realizar ampla revisão bibliográfica sobre o tema do trabalho, a ser apresentada na proposta de projeto de TCC. A revisão bibliográfica deve fundamentar o trabalho proposto;

No TCC II, o aluno deve:

• Desenvolver o projeto proposto e aprovado no TCC I;
  • Apresentar os resultados deste trabalho através de uma monografia formal;
  • Defender o trabalho perante uma banca examinadora durante uma Jornada de TCC promovida todo final de período letivo.

Coordenador(a) de TCC:

Prof. Dr. Angelo Márcio Formiga de Almeida (angeloalmeida@academico.ufs.br)