Qua, 30 de novembro de 2022, 13:42

Professor da UFS, Petrônio Domingues, recebe Título de Cidadão Sergipano
Pernambucano de Recife, docente recebeu honraria pelas pesquisas desenvolvidas na UFS
Petrônio Domingues é professor do Departamento de História da UFS. (foto: Caio Ribeiro/TV UFS)

Na manhã da última terça-feira, 29, o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Petrônio Domingues, recebeu o Título de Cidadão Sergipano em solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A homenagem foi uma indicação do deputado estadual, Iran Barbosa, referente aos trabalhos realizados na pesquisa em torno da temática da população negra.

Petrônio nasceu na cidade de Recife/PE, é formado em História pela Universidade de São Paulo (USP), e chegou em Sergipe em 2006, como professor adjunto do Departamento de História (DHI/UFS). Atualmente, faz parte dos Programas de Pós-Graduação em História (PROHIS/UFS) e de Sociologia (PPGS/UFS), além de coordenar o grupo de pesquisa Pós-Abolição no Mundo Atlântico da universidade.

Solenidade  na Assembleia Legislativa de Sergipe. (foto: Caio Ribeiro/TV UFS)
Solenidade na Assembleia Legislativa de Sergipe. (foto: Caio Ribeiro/TV UFS)

Na oportunidade, o professor homenageado falou da sua trajetória no estado e na instituição. "Minha história em Sergipe começou em 2006 quando eu prestei concurso para a UFS como professor adjunto do Departamento de História e, a partir daí, acabei criando raízes. Iniciei meus trabalhos de pesquisa em torno da temática da população negra e fundei um grupo de pesquisa na universidade intitulado 'Pós-Abolição no Mundo Atlântico', desenvolvendo vários projetos de pesquisa que resultaram em várias publicações, livros e artigos, e eu entendo que esse Título de Cidadão Sergipano é um coroamento de todo esse trabalho que eu venho desenvolvendo a favor da cultura e da história sergipana, sobretudo, da experiência da população negra de Sergipe", declara Petrônio Domingues.

O vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, ressaltou a importância deste momento tanto para Sergipe quanto para a comunidade acadêmica. "É um reconhecimento profissional de um pesquisador, mas, sobretudo, é também o reconhecimento da universidade. O professor Petrônio tem se dedicado ao tema de maior relevância para a Universidade Federal de Sergipe e que coloca a instituição em um lugar de destaque na temática da população negra. Ele merece toda atenção em termos de políticas e a universidade é um espaço privilegiado para discutir esse momento", diz Rosalvo.

Vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, acompanhou a solenidade. (foto: Assessoria/Alese)

Com problemas de saúde, o deputado Iran Barbosa não esteve presente na solenidade, contudo, foi representado pelo assessor que fez alguns apontamentos acerca do homenageado. "Primeiramente, é uma felicidade imensa estar nesta solenidade que o professor Petrônio Domingues recebe o título de cidadão sergipano, principalmente, pela vasta contribuição que o docente tem nos estudos da população negra e todo material histórico do movimento negro brasileiro. Petrônio é pernambucano mas está em Sergipe desde 2006, contribuindo enormemente para a pesquisa da Universidade Federal de Sergipe", destaca o assessor.

Janaína Cavalcante - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS