Qua, 28 de setembro de 2022, 17:38

Codap volta aos Jogos de Primavera em busca de consolidação
Encerrada no mês passado, a 38ª edição dos Jogos ocorreu em Capela (SE) durante três meses

Mais de 5 mil jovens de 250 escolas públicas e particulares participaram da 38ª edição dos Jogos de Primavera de Sergipe, durante três meses. A festa de premiação e encerramento aconteceu em 19 de agosto, na Arena Batistão, em Aracaju. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS) participou dos jogos nas modalidades basquetebol feminino 3x3, natação, ginástica artística e judô, e medalhou em todas.

Os Jogos de Primavera são um evento esportivo disputado por alunos com faixa etária entre 11 e 17 anos. A organização é da Secretaria de Estado, do Esporte e da Cultura de Sergipe (Seduc). A edição deste ano ocorreu na cidade de Capela (SE). Por conta da pandemia, em 2020 não houve competição, e em 2021 foi realizada uma edição reduzida.

Desafios

O Codap sempre participou dos jogos, mas não tinha uma base de treinamento e aulas regulares de esporte. No basquete, um projeto de extensão possibilitou a expansão da escolinha de treinamento. Atendendo também jovens da comunidade – por se tratar de uma atividade de extensão – a escolinha retornou aos treinos pós-pandemia há cerca de quatro meses.


 Codap participou nas modalidades basquetebol feminino 3x3, natação, ginástica artística e judô, e medalhou em todas. (fotos: Pedro Ramos/Ascom UFS)
Codap participou nas modalidades basquetebol feminino 3x3, natação, ginástica artística e judô, e medalhou em todas. (fotos: Pedro Ramos/Ascom UFS)

“Para a gente é muito importante participar destes jogos da primavera, são os jogos escolares de maior tradição do nosso estado”, diz Mariza Guimarães, professora de basquete. “Para nós, o processo é tão importante como ganhar, para que a gente consiga jogar bem e ter como retorno o ganhar uma medalha”, completa.

Segundo Mariza, apenas três colégios públicos participaram das competições de basquete, sendo que no feminino o Codap foi o único colégio público. Segundo a professora, o treinamento exige equipamentos, e para um colégio público sempre há essa dificuldade .“Hoje só temos quatro bolas de basquete, aí você se pergunta como é que treina uma equipe de basquete com quatro bolas, tem toda essa questão do colégio público a gente ter dificuldade”, pondera. “[Mesmo assim] mostramos que podemos fazer um trabalho de qualidade, mesmo com as dificuldades”, acrescenta.


Mariza Guimarães é a professora de basquete do Codap
Mariza Guimarães é a professora de basquete do Codap

Para a Vice-diretora do Codap, Éccia Barreto, é imprescindível ter o compromisso com a educação física e também com os esportes. “Aqui o trabalho da educação física não fica limitado somente aos esportes, mas trabalha várias questões, como a relação do corpo com o meio”, afirma. “A participação nos jogos é muito mais importante do que a medalha, a medalha ela pode vir ou não, mas sim, você querer participar e querer está presente e também em representar o colégio de aplicação", completa Éccia.


Éccia Barreto é vice-diretora do Colégio de Aplicação da UFS
Éccia Barreto é vice-diretora do Colégio de Aplicação da UFS

Um exemplo dessa inclusão é a participação do aluno Vinícius Santos, matriculado no sexto ano. Ele tem 12 anos e possui uma baixa visão monocular. Participou das competições na modalidade de natação, nos jogos de primavera ganhou medalhas: duas de bronze e uma de prata. Concorreu também na regional das paraolimpíadas escolares 2022 em Natal/RN, e também, foi medalhista.


Somente nos Jogos da Primavera, Vinícius Santos conquistou três medalhas
Somente nos Jogos da Primavera, Vinícius Santos conquistou três medalhas

Gustavo Farruk tem 17 anos, participou dos Jogos na modalidade judô, sendo o último ano em que atuou na categoria sub-17, conquistando a medalha de bronze na categoria 81 quilos. “Como a maioria dos atletas que praticam judô são de alto rendimento e costumam jogar nos campeonatos brasileiros e sul-americanos, utilizam os jogos escolares como uma forma de treinamento, e é um incentivo maior para que ele pratique o esporte”, conta Gustavo.


Gustavo Farruk foi medalhista de bronze no judô
Gustavo Farruk foi medalhista de bronze no judô

Maria Flor e Isaac Malta, alunos do colégio de aplicação fazem parte do time de basquete e treinaram juntos para os jogos – por conta da limitação dos equipamentos e espaços para treinamento, as equipes feminina e masculina se prepararam juntos.

A conquista do segundo lugar, então, foi motivo de muita comemoração para as atletas. “Sou aluna do Codap desde 2017 e representar a escola que eu sempre admirei bastante é muito gratificante e me sinto muito feliz”, festeja Maria Flor.


O basquete feminino 3x3 ficou em segundo lugar geral na competição
O basquete feminino 3x3 ficou em segundo lugar geral na competição

“Fazer meu esporte é uma sensação muito boa e, mesmo não ganhando a maioria dos jogos, é muita dedicação e experiência”, diz Isaac Malta. “Nos próximos jogos ganharemos”, projeta, otimista.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 04 de outubro de 2022, 10:48
Notícias UFS