Ter, 28 de setembro de 2021, 08:25

Projeto do campus de Itabaiana desenvolve laboratório interativo de Química em escola estadual
Ação procura incentivar estudantes da educação básica para uma carreira nas ciências
Bolsista do Pibid ensina e aprende com demonstração de experimentos para estudantes da educação básica. (fotos: arquivos pessoais)

Com o objetivo de possibilitar a atuação dos alunos de graduação em experiências formativas no contexto escolar e incentivar novos talentos a ingressar na carreira científica nas áreas ligadas à Química, professores do campus de Itabaiana criaram o projeto de extensão Laboratório Interativo de Química: uma possibilidade de articulação entre oficinas de experimentos e feira de ciências no Agreste Sergipano.

Em desenvolvimento há 3 meses, o projeto conta com dez professores da licenciatura e 26 graduandos, sendo 24 bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFS (Pibid) e dois da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE). Do Colégio Estadual Murilo Braga, local da ação, provêm seis bolsistas de Iniciação Científica Jr. (ICJr.) e um professor. Dois docentes de outras escolas também participam.

Professor João Paulo Mendonça Lima, do DQCI, em reunião com a gestão do Colégio Estadual Murilo Braga.

“Os alunos do curso de licenciatura em Química podem criar um maior vínculo com a atividade profissional, compreender como realizar experimentos e os seus impactos na aprendizagem, perceber a importância do diálogo com a comunidade e aprender a gerir projetos. Já em relação aos alunos da educação básica, o principal aspecto é entender como a Química funciona e despertar o interesse pela aprendizagem desta ciência”, explica o professor do Departamento de Química (DQCI) João Paulo Mendonça Lima.

As ações ocorrerão em três etapas: revitalização do laboratório de Química do colégio, no sentido de transformá-lo em um ambiente interativo para testes de experimentos (o projeto encontra-se nessa fase); busca de experimentos e realização de testes de práticas químicas através de oficinas; e realização de uma feira de ciências no campus.

A bolsista Iris Macedo, do 2º período de Química: “está sendo uma experiência muito interessante”.

A segunda etapa será realizada pelos bolsistas juniores sob a monitoria dos graduandos. Esses testes experimentais e oficinas de experimentos serão disponibilizados para os membros da escola e/ou de instituições parceiras. Todas as ações se dão supervisionadas pelos docentes do DQCI e da educação básica.

Já a I Feira de Ciências do Agreste Sergipano acontecerá no campus de Itabaiana para reunir experimentos de Química de diversas instituições da região, inclusive as privadas.

Iris Macedo, do segundo período de Química, conta sua vivência como bolsista do projeto. “É uma experiência válida para os estudantes [da educação básica]. O projeto acaba incentivando-os a aprenderem mais e ingressarem nas áreas ligadas à Química. Está sendo uma experiência muito interessante”.

Atualizado em: Ter, 28 de setembro de 2021, 08:53