Seg, 27 de setembro de 2021, 19:01

Pesquisa reconstrói passos de uma família presa pelo Santo Ofício
Obra foi publicada pela Editora UFS em formato digital

A prática da fé e dos costumes do judaísmo em segredo, em razão do risco da perseguição católico-romana, é o tema que perpassa o livro “A perseguição inquisitorial e o criptojudaísmo: Estudo dos processos envolvendo o sargento-mor Diogo Vaz e seus familiares (1662-1673)” (174 pág.), publicado pela Editora UFS, de autoria de Priscilla da Silva Góes.


Pesquisa busca colaborar para o estudo de práticas religiosas que resistiram ao catolicismo no período colonial (capa e projeto gráfico: Jeane de Santana/EditoraUFS)
Pesquisa busca colaborar para o estudo de práticas religiosas que resistiram ao catolicismo no período colonial (capa e projeto gráfico: Jeane de Santana/EditoraUFS)

O livro tem como objeto de pesquisa a descrição e análise da inquisição no contexto de perseguição aos chamados “cristãos novos”, acusados de judaizastes no contexto da península Ibérica e no Brasil, também investiga o caso de perseguição ao sargento-mor Diogo Vaz Penalvo e à sua irmã, Ana Rodrigues, e outros membros de sua família.

A pesquisa teve como objetivos reconstruir os passos de membros de uma família presa pelo Santo Ofício e compará-los com outros casos já estudado, colaborando para o estudo de práticas religiosas que resistiram ao catolicismo no período colonial. Além disso, buscou encontrar nos relatos dos documentos registros de práticas religiosas consideradas desviantes da fé católico-romana.

Sargento Diogo Vaz

Tendo se apaixonado pelo tema da Inquisição, Priscilla foi apresentada por uma colega a um arquivo da Torre do Tombo, acervo português com a documentação do Brasil colonial, que tratava de Diogo Vaz, sargento-mor que atuou em Sergipe.

Denunciado como judeu praticante pela irmã, que já estava presa, Diego é enviado a Lisboa, e lá responde ao seu processo inquisitorial. “Tento destrinchar como foi a vivência dessa família”, explica Priscilla, que desenvolveu sua pesquisa no mestrado em Ciências da Religião na Universidade Federal de Sergipe.


Priscilla é mestra em Ciências da Religião e licenciada em História pela UFS (foto: acervo pessoal)
Priscilla é mestra em Ciências da Religião e licenciada em História pela UFS (foto: acervo pessoal)

Em seu trabalho, ela lidou com a documentação relativa a seis personagens dessa mesma família: o sargento Diego Vaz, sua irmã, seu cunhado, dois sobrinhos e um tio.

Podcast

A obra “A perseguição inquisitorial e o criptojudaísmo: Estudo dos processos envolvendo o sargento-mor Diogo Vaz e seus familiares (1662-1673)” está disponível gratuitamente para download na livraria da Editora UFS, e foi tema do episódio n. 11 do Podcast Sinopse, programa que apresenta os lançamentos da Editora UFS em entrevista com os autores. Ouça aqui.

A autora

Priscilla da Silva Góes é mestra em “Ciências da Religião” pela UFS, possui especialização em “Educação e Patrimônio Cultural em Sergipe, é licenciada em História também pela UFS, e membro do grupo de pesquisa “Diáspora Atlântica dos Sefarditas” (GPDAS).

Ascom

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 27 de setembro de 2021, 19:38
Notícias UFS