Seg, 27 de setembro de 2021, 15:37

Reitor da UFS é homenageado com o Título de Cidadania Sergipana na Alese
Projeto de entrega do título foi de autoria da deputada estadual Goretti Reis
Reitor recebeu o título do presidente da Alese, Luciano Bispo, ao lado da deputada Goretti Reis. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Com aprovação dos deputados estaduais, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, recebeu o Título de Cidadania Sergipana na Assembleia Legislativa do estado. A solenidade de entrega da honraria foi realizada nesta segunda-feira, 27, no gabinete do presidente da Alese, o deputado Luciano Bispo.

“Como uma pessoa que escolheu Sergipe para viver e constituir família, poder ver o meu trabalho sendo reconhecido é uma honra muito grande e, sem dúvida nenhuma, aumenta a responsabilidade como representante da universidade para deixa-la ainda mais a serviço da sociedade porque queremos que Sergipe avance”, afirmou o reitor.

Projeto de entrega do título destacou o trabalho do reitor durante a gestão no campus de Lagarto

A entrega da homenagem é fruto do Projeto de Resolução Nº 13/2021, de autoria da deputada estadual Goretti Reis. Na propositura, ela destaca, principalmente, a atuação do reitor na implementação do campus de Lagarto da UFS, e o trabalho desenvolvido por ele à frente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS).

“A gente viu a luta durante a trajetória dele para conseguir consolidar o HUL como pertencente ao campus da saúde de Lagarto. Ele tem todo um trabalho na linha da educação e uma preocupação em realmente fazer um serviço público de qualidade para a população. Essa sensibilidade e o seu comprometimento tem tudo a ver com Sergipe para honrar ser um cidadão sergipano”, ressaltou Goretti.

Valter Santana

Valter Santana é professor efetivo da UFS desde 2009 e foi o mais novo a assumir o cargo de reitor da universidade

Valter Joviniano de Santana Filho ingressou na UFS como professor efetivo em 2009, compondo o quadro docente do Departamento de Fisioterapia. Possui mestrado e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo, e é membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da Sociedade Americana de Fisiologia (APS).

Natural de Salvador/BA, ele foi nomeado vice-reitor da UFS em dezembro de 2019, em razão da aposentadoria da professora Iara Campelo, que era a vice-reitora. Durante o ano de 2020, coordenou o Comitê de Prevenção e Redução de Riscos frente à infecção pelo novo coronavírus, grupo que ganhou destaque na sociedade sergipana em virtude do grande apoio que ofereceu aos governos locais no combate e prevenção à covid-19.

No dia 17 de março de 2021 foi nomeado para exercer o cargo de reitor da UFS e tomou posse cinco dias depois, se tornando o mais jovem ao assumir a função.

Letícia Nery – Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 27 de setembro de 2021, 15:53