Ter, 03 de agosto de 2021, 10:36

Importância do rigor ético na utilização de animais é tema de debate
Evento ocorreu nos dias 29 e 30 de julho; assista aos dois dias
Print do evento transmitido pela TV UFS no YouTube.
Print do evento transmitido pela TV UFS no YouTube.

Aconteceu nos últimos dias 29 e 30 de julho o evento intitulado "A importância do rigor ético na utilização de animais". A organização ficou por conta do Comitê de Ética em Pesquisa com Animais de Produção (Cepap) da UFS com apoio da Coordenação de Pesquisa (Copes/Posgrap), Comitê de Ética em Pesquisa com Animais - pequenos animais (Cepa) e OAB-Sergipe. Ocorreu de forma remota. Dos 165 inscritos, cerca de 120 pessoas participaram.

Assista ao e dias do evento na TV UFS noYouTube.

De acordo com a professora que esteve à frente e mediou o evento, Ângela Cristina, do Departamento de Zootecnia, o objetivo consistiu em esclarecer e ampliar a conscientização dos usuários de animais (pesquisadores, professores, técnicos e alunos) sobre a real importância das comissões de ética na utilização de animais (CEUAs) na busca por tratamentos mais humanitários e do cumprimentos das normativas deliberadas pelo Conselho Nacional de Controle em Experimentos Animais (Concea).

“Essa busca é incessante, não só pela melhoria, mas pela substituição dos animais por métodos que tragam bons resultados, principalmente nos experimentos que tragam dor ou desconforto. Hoje, a sociedade não aceita mais essa relação de tratar os animais como se eles fossem objetos. A sociedade cobra isso e a gente precisa buscar essas mudanças, principalmente dentro da academia’’, relata Ângela.

Dentre os convidados, participou do evento a coordenadora do Concea, a médica veterinária Ekaterina Akimovna. Segundo ela, o uso de animais em experimentos já diminuiu bastante na modalidade ensino, sendo substituídos por métodos alternativos. ‘‘Já na parte de pesquisa, o uso ainda é bastante necessário, apesar de que o conselho batalha muito na questão da introdução de métodos alternativos’’, afirma.

Ainda segundo a coordenadora do Concea, há um conflito ético inevitável, onde o pesquisador busca por conhecimento e liberdade em prol de um bem comum, mas é dever também do pesquisador proteger e auxiliar no bem-estar dos animais.

Para a professora Ângela, é de fundamental importância que as pessoas entendam a importância do papel das instituições como o Concea e das CEUAs, pois elas podem garantir a utilização humanitária dos animais e avançar em métodos para a sua substituição. ‘‘Há possibilidade de usar modelos manequins nos procedimentos, inclusive cirúrgicos’’, conta.

‘‘Os assuntos foram abordados com muita profundidade, tivemos muita atualização, muita informação sobre a utilização de métodos alternativos no uso dos animais tanto no ensino como na pesquisa. Nos dois dias de evento o público interagiu bastante, teve muitas perguntas e muita troca de conhecimento e de informação. Ficou bem claro a necessidade e a importância de se repetir esse evento em outro momento para atualização dessas informações’’, complementa.

Franciele Fernandes (bolsista)

Luiz Amaro (edição)

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 03 de agosto de 2021, 10:47
Notícias UFS