Qua, 06 de setembro de 2017, 10:36

Proex divulga editais internos para 34º Festival de Artes de São Cristóvão
Fasc retoma após 12 anos; editais selecionam projetos de extensão, cursos e eventos

Após doze anos desde sua última realização, o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) retorna para sua 34ª edição. Em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão, o evento organizado pela UFS acontecerá entre os 1º e 3 de dezembro com o objetivo de divulgar a cultura e a arte locais.

Alaíde Hermínia, pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), conta que essa edição terá a proposta de discutir a situação dos municípios, especialmente de São Cristóvão. Além disso, trará como diferencial a realização de um fórum. “Lançamos dois editais que têm a perspectiva de colher propostas para serem unidas e, a partir daí, surgir o desenho do fórum”. O objetivo do fórum, ainda segundo Hermínia, é pensar a educação, arte e cultura e as tradições de São Cristóvão e região.

Ela explica que esses dois editais (veja abaixo da matéria) se direcionam à seleção interna. Eles servirão para que sejam captados todos os projetos e eventos artísticos e culturais que a UFS pretende desenvolver no Fasc; já o edital externo, a cargo da prefeitura, complementará a programação do festival com shows, apresentações folclóricas e outras atrações. Segundo a Proex, este edital a inda não foi divulgado.

Os editais internos, por exemplo, aceitam propostas de projetos de extensão voltados a melhorar o turismo de São Cristóvão, desenvolvidos com artesãos e produtores de gêneros alimentícios locais para conseguir melhorar a qualidade de seus produtos. Também serão priorizados projetos que incentivem ou resgatem formas de manifestação artística e cultural da cidade. Tanto os trabalhos quanto as propostas de eventos podem ser submetidos até 11 de setembro exclusivamente em formulário eletrônico do Sigaa.

“A proposta que a prefeitura nos coloca é no sentido de a gente tentar fomentar o pertencimento da comunidade, valorizar São Cristóvão, uma cidade histórica que está muito desvalorizada e carente de vários serviços. A ideia é que a universidade se una à administração na tentativa de envolver a população para valorizar os produtos de São Cristóvão, a cultura, a música, a comida. Enfim, criar um mercado turístico a partir dos valores e cultura da própria população e que não seja de fora para dentro, mas que comece a fomentar a própria comunidade local”, explica a pró-reitora.

Fasc

A primeira edição do Festival de Artes de São Cristovão (Fasc) foi realizada em setembro de 1972 por iniciativa da UFS como parte do calendário de comemorações dos 150 anos da Independência e com o objetivo inicial de promover a difusão da produção cultural regional e incentivar os grupos artísticos experimentais na universidade.
A última edição ocorreu em dezembro de 2005 e reuniu milhares de pessoas que puderam interagir em oficinas, espaço de aprendizado e reciclagem e apresentações culturais diversificadas, como: bandas, corais, grupos de folclore com seus cortejos e grafiteiros.

Para mais informações sobre como participar na seleção interna da UFS, confira os editais abaixo.

comunica@ufs.br